II JORNADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA


PRÁTICAS DE ESCRITA - Percursos didáticos e literários

2 a 6 de novembro 2020

Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. Mindelo

Universidade de Cabo Verde - Pólo do Mindelo

As II Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo são organizadas pelo Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo, em parceria com a Universidade de Cabo Verde e a Delegação do Ministério de Educação de São Vicente e são financiadas pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.

Nestas II Jornadas da Língua Portuguesa haverá lugar à apresentação de comunicações que dão conta de investigação realizada, de estratégias levadas à prática e de projetos desenvolvidos no quadro do tema geral "PRÁTICAS DE ESCRITA | Percursos didáticos e literários".

Num ambiente escolar e universitário com cultura de investigação, experimentação e inovação, as II Jornadas da Língua Portuguesa surgem como um momento de encontro e de reflexão colaborativa, conciliando abordagens teóricas e práticas pluridisciplinares com a complexidade da produção escrita.

Uma reflexão sobre a escrita e as suas particulares condições de produção, na academia e para além dela, parte, necessariamente, das diferentes dimensões já identificadas por professores e investigadores. Trata-se de uma prática complexa, afetada por fatores de natureza muito diversa, conteúdo escolar e académico encerrando um elevado grau de dificuldade e, simultaneamente, instrumento transversal ao curriculum, determinante para o sucesso escolar e académico com implicações no desempenho dos estudantes em termos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento.

Entidade sócio-discursiva, forma de ação social, descrito tantas vezes como trabalho árduo e solitário, não raras vezes produtor de inibidoras sensações de fracasso, o ato de escrever é também o ato de falar a uma multidão falando sozinho, prazeroso momento de liberdade e de criatividade, capaz de "tornar verdadeira a verdade" (Herberto Helder) e de "reproduzir o irreproduzível" (Clarice Lispector).



Pretendemos, por isso, articular uma abordagem reflexiva de partilha de experiências e práticas pedagógicas, de discussão e adoção de hipóteses de trabalho, estratégias, procedimentos e recursos didáticos, com práticas de mediação literária, oficinas de escrita criativa, encontros com escritores e editores, em torno dos seguintes eixos temáticos:

1. Práticas de escrita em contexto escolar e/ou académico.

2. Práticas de escrita em ambiente digital.

3. Práticas de escrita em diálogo interdisciplinar.

4. Práticas de escrita e representações culturais.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo