II JORNADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Atualizado: 18 de abr. de 2022
PRÁTICAS DE ESCRITA - Percursos didáticos e literários
2 a 6 de novembro 2020
Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. Mindelo
Universidade de Cabo Verde - Pólo do Mindelo
As II Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo são organizadas pelo Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo, em parceria com a Universidade de Cabo Verde e a Delegação do Ministério de Educação de São Vicente e são financiadas pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
Nestas II Jornadas da Língua Portuguesa haverá lugar à apresentação de comunicações que dão conta de investigação realizada, de estratégias levadas à prática e de projetos desenvolvidos no quadro do tema geral "PRÁTICAS DE ESCRITA | Percursos didáticos e literários".
Num ambiente escolar e universitário com cultura de investigação, experimentação e inovação, as II Jornadas da Língua Portuguesa surgem como um momento de encontro e de reflexão colaborativa, conciliando abordagens teóricas e práticas pluridisciplinares com a complexidade da produção escrita.
Uma reflexão sobre a escrita e as suas particulares condições de produção, na academia e para além dela, parte, necessariamente, das diferentes dimensões já identificadas por professores e investigadores. Trata-se de uma prática complexa, afetada por fatores de natureza muito diversa, conteúdo escolar e académico encerrando um elevado grau de dificuldade e, simultaneamente, instrumento transversal ao curriculum, determinante para o sucesso escolar e académico com implicações no desempenho dos estudantes em termos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento.
Entidade sócio-discursiva, forma de ação social, descrito tantas vezes como trabalho árduo e solitário, não raras vezes produtor de inibidoras sensações de fracasso, o ato de escrever é também o ato de falar a uma multidão falando sozinho, prazeroso momento de liberdade e de criatividade, capaz de "tornar verdadeira a verdade" (Herberto Helder) e de "reproduzir o irreproduzível" (Clarice Lispector).