II JORNADAS JÚNIOR DA LÍNGUA PORTUGUESA NO MINDELO


Literatura infantil: percursos para o desenvolvimento da competência narrativa 16 a 20 de maio de 2022


Integradas no Programa das Comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, as II Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo pretendem centrar o diálogo e a reflexão em torno de dois eixos temáticos: a) A ambivalência dos textos da literatura infantil e a sua receção por dois tipos de leitores distintos (um leitor criança e um leitor adulto, em geral, o mediador de leitura). b) A capacidade de contar histórias como uma poderosa e eficaz ferramenta de comunicação.

Convidam-se professores, investigadores, formadores, bibliotecários, editores e escritores, mas também pais e encarregados de educação, a apresentarem propostas de comunicação que se enquadrem nos eixos temáticos definidos.

Modalidades de apresentação: Apresentação individual de artigo; Oficina de criação / apresentação de conteúdos pedagógicos.

O encontro será realizado em regime híbrido (comunicações presenciais, comunicações a distância e vídeocomunicações).


As II Jornadas Júnior da Língua Portuguesa no Mindelo são financiadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e coorganizadas pelo Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo, a Universidade de Cabo Verde, a Delegação do Ministério de Educação de São Vicente e o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde em parceria com o Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, o Projeto “Palavra, palavra” de São Vicente, o Plano Nacional de Leitura de Portugal e o Centro de Investigação e Intervenção na Leitura.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo