IV JORNADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA



Espaços comunicativos multilingues e diálogo intercultural

14 a 18 de novembro de 2022



Chamada para submissão de comunicações


A Década Internacional para a Aproximação de Culturas, promovida pela UNESCO, que agora termina (2013-2022), pretendeu fomentar o diálogo, o entendimento mútuo e a interculturalidade. O Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. na Universidade de Cabo Verde – polo do Mindelo, associa-se à iniciativa para celebrar, nestas Jornadas Científicas, a riqueza e a diversidade cultural e linguística da Língua Portuguesa e a multiplicidade de sentidos singulares e compartilhados que emergem na interdependência das culturas.


Considerando os modelos teóricos da Linguística Cognitiva, da Sociolinguística Interacional, da Análise do Discurso, da Pragmática da Comunicação e da Didática da Língua Segunda, procurar-se-á, nestas IV Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo, centrar o diálogo e a reflexão em trono das dinâmicas de aquisição, desenvolvimento e mudanças linguísticas em espaços comunicativos multilingues.

Haverá lugar à apresentação de comunicações que i) partindo da investigação realizada ou em desenvolvimento deem conta da variedade dos objetos de estudo e da multiplicidade de perspetivas e de abordagens que o tema permite; ii) articulem a abordagem teórica com a partilha de programas, ações, experiências e práticas pedagógicas, descrição de exemplos de boas práticas e identificação de condições da sua generalização em contextos multiculturais e multilinguísticos.


Assim, convidam-se professores e investigadores a apresentarem propostas de comunicação que se enquadrem nos seguintes temas e subtemas:


1. A complexidade da relação entre línguas e os seus falantes;

2. Categorizações linguísticas e sociais;

3. Construção de identidades e identificação;

4. Linguagem em movimento e mobilidade dos falantes;

5. Variação intralinguística e cultural;

6. Diálogo intercultural e competência intercomunicativa;

7. Educação para a compreensão intercultural.


Modalidades de apresentação das comunicações:

Apresentação individual de artigo;

Oficina de formação / apresentação de conteúdos pedagógicos.


O encontro será realizado em regime híbrido (comunicações presenciais, comunicações a distância e vídeocomunicações pré-gravadas).


Normas de submissão das propostas:

Os resumos das propostas de trabalhos a apresentar nas IV Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo devem ser enviados até ao dia 20 de outubro para o e-mail: clp.mindelo@gmail.com.

Os resumos das propostas de comunicação devem contemplar uma breve biografia do autor; a descrição do trabalho/projeto a apresentar (máximo de 1500 caracteres); informação sobre o contexto em que foi desenvolvido e os resultados alcançados.


As IV Jornadas da Língua Portuguesa abrem também as portas à apresentação de novos materiais pedagógicos em Língua Portuguesa (livros, manuais, ferramentas didáticas, plataformas digitais…). Para apresentação ou inclusão deste material no encontro, deve enviar uma breve descrição para o e-mail clp.mindelo@gmail.com até ao dia 20 de outubro.

As IV Jornadas da Língua Portuguesa no Mindelo inscrevem-se no Programa Comemorativo do Centenário do Nascimento de José Saramago. São coorganizadas pelo Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo e a Universidade de Cabo Verde e são financiadas pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.



Iniciativa: Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo

Coorganização:

10 visualizações0 comentário