LEITURAS CO(N)VIDATIVAS



Em tempos de quarentena, e porque a leitura tem efeitos terapêuticos comprovados, o Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. | Uni-CV no Mindelo destaca, para esta semana da Páscoa, duas propostas:

(ANTI) QUARENTENA DE LEITURAS (PNL 2027) que apresenta sugestões de leituras sobre temas muito diversificados (ciência, viagens, culinária, desporto, história, filosofia, cinema, artes, humor...) para diferentes faixas etárias; jogos didáticos e aplicações divertidas; entrevistas; documentários áudio e vídeo; artigos científicos; poemas e canções; plataformas de acesso livre.

Todas as informações em: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/home

LITERATURA CABO-VERDIANA: LEITURAS UNIVERSITÁRIAS - publicação eletrónica editada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e organizada pelo Grupo de Estudos Cabo-verdianos de Literatura e Cultura CNPq-USP.

Este volume reúne 17 ensaios de pesquisadores/as de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, que abordam autores/as e obras cabo-verdianas desde o século XIX até a atualidade.

Entre os artigos, elaborados sob a forma de ensaios, destacam-se várias obras de Germano Almeida; alguns destaques da Literatura Infantil e Juvenil; as ressonâncias da obra de Manuel Bandeira em textos literários cabo-verdianos; a obra de poesia e prosa de Eugénio Tavares; a loucura na ficção de Dina Salústio e seu poder libertário; as poéticas de Corsino Fortes, Vera Duarte, José Luiz Tavares e Arménio Vieira; Claridade e sua revisitação analítica; os contos de Fátima Bettencourt; a prosa e poesia de Filinto Elísio; a ficção de Virgílio Pires; os contos de Ivone Aida e Orlanda Amarílis.

A revista está disponível em: https://www.unemat.br/.../e.../ebook_literatura_cabo_verdiana.pdf

0 visualização0 comentário