PROGRAMA DE REFORÇO DE COMPETÊNCIAS - E@D (13.04.2020)



LER

OS NOSSOS AUTORES | recursos para as escolas e as famílias

A partir deste documento, os professores, alunos e famílias podem selecionar o autor que pretendem estudar/ ler e, clicando no nome, aceder a conteúdos dos media sobre o autor escolhido. Fácil, claro e eficiente. Excelentes recursos para preparar aulas online e para o estudo autónomo (offline) dos alunos. Todos os autores figuram no blogue da Rede de Bibliotecas Escolares.

Disponível em: https://curadoria.eu/os-nossos-autores-recursos-para-as-6782?fbclid=IwAR2Zx2yjJLbgIy4FAQqW14nLC8osvZlvD2KG18uEKRLQoqbSMjpX2hKXhoc

Sugestão para os professores:

LER E ESCREVER EM AMBIENTES DIGITAIS

A Professora Adelina Moura (Licenciada em Ensino Integrado do Português e Francês, tem um Diploma Superior de Estudos Especializados em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Tecnologia Educativa) partilha a sua experiência e explica como promover a leitura e a escrita através de dispositivos móveis.

Apresenta atividades contextualizadas e motivadoras, disponibilizadas na web, propostas por professores para serem resolvidas colaborativamente por um grupo de alunos.

Disponível em: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/ambientesdigitais.html?fbclid=IwAR2IFVPAaq3HUKpD4J3yztwQBEaHBECmJg9Rtn_Hl9lnzYw9kJwRcLU5iF4


OUVIR

Sugerimos uma APP de audiobooks, gratuita e disponível para Android e IOS:

LibriVox

Trata-se de um projeto não-comercial onde milhares de voluntários participam.Tem mais de 15.000 exemplos à escolha, pode definir marcadores temporais se não puder ouvir mais uma das histórias e pode, também, fazer o seu download para ouvir em modo offline. É gratuito e não necessita de subscrição.

ESCREVER

Miúdos, o tempo é para escrever cartas. A proposta vem dos CTT e da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC), que desafiam jovens entre os 9 e os 15 anos a participar no concurso internacional A Melhor Carta 2020.

Segundo a nota de imprensa, o objetivo é "sensibilizar os jovens para este género de escrita, incentivando-os a expressar a sua criatividade e a melhorar os seus conhecimentos linguísticos".

Os concorrentes deverão escrever uma mensagem em língua portuguesa sobre a sua experiência no mundo em que vivemos. A carta deverá ter entre 500 e 800 palavras, cumprir o novo acordo ortográfico e o formato base, ou seja, com "data, fórmulas de cortesia e/ou saudação e assinatura".

O regulamento do concurso está disponível na página da FPC. Os trabalhos devem ser enviados para a fundação até 16 de Abril,por correio ou email (amelhorcarta@fpc.pt).

Disponível em: https://www.publico.pt/2020/04/07/impar/noticia/miudos-tempo-escrever-cartas-1911214?fbclid=IwAR1z-c4U2S95B_dgZRmWVQtTt3LA-IeY9YhwGHQmagK1d3uDjYNDYis1KKg

VER

Em tempo de Semana Santa, propomos uma visita aos museus da Cidade do Vaticano (Itália). Os Museus do Vaticano são dos museus mais importantes do mundo. Vários edifícios diferentes, que estão interligados, reúnem uma das coleções mais fantásticas e extensas do mundo. São testemunho das aspirações artísticas e espirituais da Humanidade e da busca da beleza suprema que encontra a sua realização em Deus. A capela Sistina é um dos pontos que mais interesse suscita.

Pode visitar em: www.museivaticani.va/content/museivaticani/en/collezioni/musei/tour-virtuali-elenco.html

Inspire-se na beleza das obras aí presentes! No final da visita, pode descrever um quadro de que tenha gostado particularmente, elaborar um texto de apreciação crítica, partir de uma imagem para construir uma narrativa.

0 visualização0 comentário