PROGRAMA DE REFORÇO DE COMPETÊNCIAS - E@D (Dia Mundial da Língua Portuguesa)



No contexto atual de confinamento social, o Centro de Língua Portuguesa Camões I.P. no Mindelo tem desenvolvido as suas atividades na modalidade à distância.

Assim, no quadro do programa de reforço de competências em Língua Portuguesa, apresentam-se atividades e recursos didáticos, disponíveis em linha, de acesso livre, que permitem desenvolver competências de leitura e de interpretação, de produção escrita e de compreensão oral.

Aqui ficam as sugestões para a Semana em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

PORTAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA / LÍNGUA NÃO MATERNA (PPLE)

Plataforma on-line que tem como objetivo central oferecer à comunidade de professores e interessados em geral recursos e materiais para o ensino e a aprendizagem do português como língua estrangeira / língua não materna.

O Portal é concebido, desenvolvido, alimentado e gerido de forma multilateral, funcionando como instrumento de cooperação linguístico-cultural entre os Estados Membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Disponível em linha em:

https://www.ppple.org/area-professor

Disponibiliza:

  • Unidades Didáticas (UD) desenvolvidas para o ensino de português como língua estrangeira/língua não materna, com a duração aproximada de 2 horas-aula. As UD exploram as áreas de desenvolvimento da leitura, da escrita, da oralidade e da análise linguística, sempre de modo integrado.

As UD são desenvolvidas e propostas pelas equipes de especialistas dos países que integram o PPPLE, em três níveis de proficiência (1, 2 e 3).

  • Propostas Didáticas sugeridas pelos utilizadores do Portal, são de caráter mais livre e independem das UD propostas pelo PPPLE, embora possam delas ser derivadas.

  • Roteiros Didáticos reunidos por eixo temático ou interesse específico de aprendizagem.

  • Unidades Didáticas produzidas para o ensino a grupos específicos, que apresentem necessidades e caraterísticas particulares de aprendizagem.

ESCREVER SOBRE MIM: VIDEOTUTORIAS PARA JOVENS

Como pôr os jovens a escrever? Como pôr os jovens a escrever de uma forma que não seja penosa e dolorosa para eles, mas também para os pais e professores.

Videotutorias, inseridas no projeto 10×10, da Fundação Calouste Gulbenkian é um projeto piloto realizado por artistas e professores de diversas disciplinas do ensino secundário, com o objetivo de desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes na captação de atenção, motivação e envolvimento dos alunos em sala de aula.

Disponível em linha em:

https://gulbenkian.pt/descobrir/vamos-continuar-a-descobrir/escrever-sobre-mim/

JOGOS LEXICAIS

Os jogos lexicais disponibilizados pelo Centro Virtual Camões estão organizados em três níveis de dificuldade e proporcionam momentos de aprendizagem lúdica com propostas de atividades diversificadas (sopa de letras, caça ao tesouro, associações, jogo do esconde, adivinhas, provérbios escondidos...).

Disponível em linha em:

https://cvc.instituto-camoes.pt/jogos-lexicais/jogos-lexicais.html#.Xq0yAagRfWU

Esta semana vamos celebrar a diversidade da língua portuguesa em Cabo Verde e conhecer as histórias de quem escolheu viver em Cabo Verde pelo bem-estar e a estabilidade que o país oferece.

"LUSOFONIAS EM CABO VERDE" - Nha Terra Nha Cretcheu

Disponível em linha em:

https://www.youtube.com/watch?v=b5mGgc5-apE

0 visualização0 comentário